5 dicas para incentivar alunos mais novos a lerem





É importante estimular o hábito da leitura desde a infância de uma pessoa. Crianças que gostam de ler tendem a ser grandes leitores quando crescerem. Que tal estimular isso em seus alunos? A seguir, confira 5 formas de fazer com que os seus estudantes gostem de ler desde cedo:

1 – Leia junto com eles
Ler junto com os seus alunos faz com que eles possam se concentrar mais facilmente na parte imaginativa do livro, além de desenvolver foco e atenção.

2 – Permita escolher

Deixar os seus alunos escolherem os livros que querem ler irá aumentar os seus interesses na leitura. Lembre que algumas crianças se interessam mais por obras não fictícias do que por simples histórias, como, por exemplo, dinossauros, astronautas e ciência.

3 – Utilize a tecnologia a seu favor

Os jovens de hoje são muito influenciados por aparelhos tecnológicos, como computadores, notebooks e tablets. Incentive que baixem livros nos dispositivos portáteis – dessa forma, irão se sentir mais interessados em ler.
4 – Não seja inflexível com a classe
As histórias provavelmente aguçarão a criatividade dos seus alunos, o que pode fazer com que eles pareçam pouco presentes no momento da leitura, mas isso não deve ser visto como um problema, necessariamente, mas sim uma demonstração de que a leitura realmente está sendo proveitosa para eles.
5 – Considere outras formas de leitura
Crianças podem até gostar de ler, mas livros não as atraem. Tente revistas, quadrinhos e outras formas de leitura que possam agradar os seus alunos. Nunca se sabe de onde pode vir o amor pela leitura.
Via Universia

Nenhum comentário: