e

Mapas Conceituais - Oficinas de Tecnologia e Tecnologia Educacional


Oficinas de Tecnologia e Tecnologia Educacional


A teoria a respeito dos Mapas Conceituais foi desenvolvida na decáda de 70 pelo pesquisador norte-americano Joseph Novak. Ele define mapa conceitual como uma ferramenta para organizar e representar o conhecimento.[...]O mapa conceitual, foi originalmente baseado na teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel. A aprendizagem pode ser dita significativa quando uma nova informação adquire significado para o aprendiz através de uma espécie de “ancoragem” em aspectos relevantes da estrutura cognitiva preexistente do indivíduo. Na aprendizagem significativa há uma interação entre o novo conhecimento e o já existente, na qual ambos se modificam.

Com o advento da web 2.0 e das novas tecnologias criar mapas conceituais online e no próprio computador se tornou uma brincadeira. Todos os dias é possível descobrir novos serviços e softwares que nos dá condições de criar um mapa mental com poucos clicks.


Eis alguns dentre os muitos instrumentos gratuitos para criar mapas conceituais tanto online quanto no seu próprio computador.


https://sites.google.com/site/unictecnologiaeducacional2014/home


Questões para pensar e inserir no mapa em forma de conceitos e relações: 
- Qual a importância dos mapas conceituais? 
- De que forma o mapa pode ser utilizado em sala de aula? 
- Os mapas conceituais auxiliam a aprendizagem? De que forma? 
- Como o mapa pode ser utilizado por professores e alunos?


Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentário