Oficinas de Tecnologia e Tecnologia Educacional
A teoria a respeito dos Mapas Conceituais foi desenvolvida na decáda de 70 pelo pesquisador norte-americano Joseph Novak. Ele define mapa conceitual como uma ferramenta para organizar e representar o conhecimento.[...]O mapa conceitual, foi originalmente baseado na teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel. A aprendizagem pode ser dita significativa quando uma nova informação adquire significado para o aprendiz através de uma espécie de “ancoragem” em aspectos relevantes da estrutura cognitiva preexistente do indivíduo. Na aprendizagem significativa há uma interação entre o novo conhecimento e o já existente, na qual ambos se modificam.
Com o advento da web 2.0 e das novas tecnologias criar mapas conceituais online e no próprio computador se tornou uma brincadeira. Todos os dias é possível descobrir novos serviços e softwares que nos dá condições de criar um mapa mental com poucos clicks.
|
Eis alguns dentre os muitos instrumentos gratuitos para criar mapas conceituais tanto online quanto no seu próprio computador.
https://sites.google.com/site/unictecnologiaeducacional2014/home
Questões para pensar e inserir no mapa em forma de conceitos e relações:
- Qual a importância dos mapas conceituais?
- De que forma o mapa pode ser utilizado em sala de aula?
- Os mapas conceituais auxiliam a aprendizagem? De que forma?
- Como o mapa pode ser utilizado por professores e alunos?
Nenhum comentário:
Postar um comentário