Como montar uma apresentação




Para se montar uma apresentação que cause impacto devemos ter em mente algumas coisas e não necessariamente nesta ordem e não apenas estas - isto é só uma breve sugestão



Objetivo - Que estratégias vamos usar e quais objetivos devemos atingir. O que deve "ficar" para as pessoas que assistirão? Partindo daí, fica mais fácil nortear a apresentação.

Público-alvo - Quem será o público? Qual o nível de conhecimento sobre o assunto?

Roteiro - Quais os passos a serem seguidos. Lembre-se de um bom filme que assitiu. Veja que ele tem um passo a passo que deve ser seguido e dependendo de como é mostrado pode ou não dar o mesmo impacto.

Coleta de materiais - Os textos (lembre-se que eles são para o público e não para o palestrante), imagens e vídeos devem ser preparados de acordo com o roteiro. Procure buscar coisas diferentes daquelas mais "batidas" (ninguém merece rever as mesmas imagens).

Preparação - É hora de meter a mão na massa! Escolhida a ferramenta, agora é só montar. Siga seu roteiro, lembrando sempre dos seus objetivos. Técnicas avançadas podem ser utilizadas - surpresa, virada, etc.

Postura - A forma como apresentamos reflete diretamente nos resultados da palestra. Adote a postura adequada à apresentação e ao público.

Humor - Caso caiba, "pincele" a apresentação com toques de humor. Descontrai e torna mais leve a apresentação.

Emoção - Podemos considerá-la parte da postura, mas prefiro destacar este item. O palestrante tem de "comprar" a ideia da apresentação. Uma vez convencido, fica fácil colocar emoção. Quando estamos apaixonados por qualquer coisa, fica fácil falar dela.

Nenhum comentário: